Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com

Grupo de Edição e Estudo de Textos

Equipe Textos Teatrais Censurados

Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.

OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.

Teses

  Título/Autoria/Orientador Edições Estudos crítico-filológicos
1. Nas tramas de Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá: crítica filológica e estudos de sexualidades, por Arivaldo Sacramento de Souza (2014), orientado pela Dra. Rosa Borges Sinóptico-crítica e fac-similar em suporte papel e digital (Arquivo hipertextual) Estudo teórico-crítico sobre a prática filológica e sobre sexualidades
2. Teatro de cordel de João Augusto entre arquivo(s), edição e estudos, por Ludmila Antunes de Jesus (2014), orientada pela Dra. Rosa Borges Interpretativa em suporte papel e interpretativa, diplomática e fac-similar em suporte digital (Arquivo hipertextual) Estudo do teatro de cordel (processo de adaptação do folheto ao texto teatral)
3. O manuscrito autógrafo e suas rasuras: autoria, subjetividade e edição, por Eduardo Silva Dantas de Matos (2014), orientado pela Dra. Rosa Borges Genética Estudo teórico acerca dos papéis do editor (as escolhas do filólogo produzem outras edições e outras facetas/imagens do sujeito autor)
4. A crítica filológica nas tessituras digitais: arquivo hipertextual e edição de textos teatrais de Jurema Penna, por Isabela Santos de Almeida (2014), orientada pela Dra. Rosa Borges Digital: fac-similar, sinóptica e crítica (Arquivo hipertextual) Estudo das práticas de edição em suporte eletrônico e edições digitais: crítica filológica nas tessituras digitais
5. Filologia e Arquivística em tempos digitais: O arquivo hipertextual e as edições de A Escolha Ou O Desembestado de Ariovaldo Matos, por Mabel Meira Mota (2017), orientada pela Dra. Rosa Borges Digital: fac-similar, interpretativa e sinóptica (Arquivo hipertextual: dossiê arquivístico e edições) Estudo da interface entre edição e arquivo pessoal; construção de uma (auto)biografia mediada
6. Filologia e Humanidades Digitais no estudo da dramaturgia censurada de Roberto Athayde: acervo e edição de Os Desinibidos, por Fabiana Prudente Correia (2018), orientada pela Dra. Rosa Borges Hiperedição: fac-similar, sinóptico-crítica hipermídia. (Arquivo hipertextual: dossiê arquivístico e edições) Estudo do arquivo como lugar de memória e a relação Filologia e Humanidades Digitais e suas implicações na prática editorial
7. Deolindo Checcucci e o teatro infantil baiano no contexto da ditadura militar: arquivo, edição e estudo crítico-filológico, por Carla Ceci Rocha Fagundes (2019), orientada pela Dra. Rosa Borges Digital: fac-similar digital e interpretativa em suporte papel e digital (Arquivo hipertextual: dossiê arquivístico e edições) Estudo sobre o teatro infantil na Bahia e organização do Acervo Deolindo Checcucci (ADC), com foco na dramaturgia infantil
8. Série de Estudos Cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa: arquivo hipertextual, edição e estudo crítico-filológico, por Débora de Souza (2019), orientada pela Dra. Rosa Borges Hiperedição: fac-similar, crítica, interpretativa e sinóptico-crítica hipermídias (Arquivo hipertextual: dossiê arquivístico e edições) Estudo sobre a relação poder e espaço nos textos selecionados, delineando a atuação da dramaturga e organização do Acervo Nivalda Costa (ANC)