Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com

Grupo de Edição e Estudo de Textos

Equipe Textos Teatrais Censurados

Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.

OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.

O Grupo de Mulheres do Movimento Negro Unificado foi composto por Luiza Bairros, Jussara de Oliveira, Valdeci Santos, Marinalva Barreto, Sara Reis, Maria do Amparo dos Santos, Alvalice Amorim, Lúcia do Espírito Santo, dentre outras.

Preocupadas em discutir problemas relativos à vida das mulheres negras na sociedade brasileira, e especialmente baiana, submeteram o texto teatral Iyá ou as anônimas guerreiras brasileiras ao protocolo de censura, entre os anos 1982 e 1983.  O texto, de autoria coletiva, foi encenado em 1982, sob direção de Antônio Godi.

GRUPO DE MULHERES DO MNU