Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com
Grupo de Edição e Estudo de Textos
Equipe Textos Teatrais Censurados
Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.
Franklin de Cerqueira Machado, também conhecido como Franklin Maxado e Machado do Nordeste, é bacharel em Direito, jornalista, historiador e cordelista. Nascido em 1943, em Feira de Santana (BA), dedicou-se intensamente à literatura de cordel e às artes populares, como a xilogravura, tendo publicado mais de quatrocentos títulos que vão do infantil ao erótico, dos ensaios críticos a dramas fictícios.
FRANKLIN MACHADO
Na década de 1970, viveu em São Paulo, onde passou a assinar suas obras como ''Maxado'' (com ''x'') e ''do Nordeste'', em afirmação de suas raízes. Ao retornar à Bahia, atuou na TV Educativa e foi diretor do Museu Regional de Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde também idealizou o Museu Casa do Sertão. Além da produção criativa, Franklin Maxado desenvolveu estudos teóricos sobre o cordel, realizando palestras e publicando reflexões sobre o gênero, como a influência do repente nordestino em Castro Alves. Entre suas obras teatrais está ''Terra de Lucas'' e/ou ''Escravo Lucas, o Cristo Exu da Bahia'', musical que enfrentou avaliação censória durante o período da ditadura militar.