Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com
Grupo de Edição e Estudo de Textos
Equipe Textos Teatrais Censurados
Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.
Fernando da Costa Conceição nasceu em Salvador, no ano de 1958. É professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA, onde coordena o Etnomidia – Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades. Possui doutorado pela ECA - Escola de Comunicações e Artes da USP (Universidade de São Paulo) e realizou estágios de pós-doutorado nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal.
Além de ser reconhecido por suas atividades na área do jornalismo, durante a década de 1970 e 1980, destacou-se como liderança do movimento social na cidade de Salvador, experiência que confluiu para as ações do Grupo de Teatro do Calabar.
Em sua dramaturgia, Fernando Conceição plasma a memória da luta do movimento social soteropolitano e a história da população negra, para além dos limites da historiografia tradicional. São textos teatrais de sua autoria que compõem o ATTC : A negra resistência (1985), A peleja do povo com o dr. coração (1987), Dia onze vá à passeata ([1983]), O grito do poeta (1979).
FERNANDO CONCEIÇÃO