Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com
Grupo de Edição e Estudo de Textos
Equipe Textos Teatrais Censurados
Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.
Everaldo Conceição Duarte é escritor, dramaturgo e economista. Nascido em 1937, em Salvador, graduou-se em economia pela Universidade Católica de Salvador. Além de suas realizações acadêmicas e ativismo cultural, ele lançou o livro "Terreiro do Bogum: Memórias de uma Comunidade Jeje-Mahi na Bahia"(2018). Ao longo de sua carreira, Everaldo Duarte foi diretor da Sociedade de Cultura Negra do Brasil e coordenador nacional do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira.
Everaldo Duarte também se dedica a contar histórias sobre a cultura e religião de matriz africana. Suas palestras e narrações o levaram a diversas cidades do Brasil e do mundo. Entre suas obras também estão os textos teatrais "Quem vai lavar os pratos?" (1985), "Ciço e Cida" (1983) e "Exorcismo a Brasileira" (1985), todos foram submetidos à censura federal.
EVERALDO CONCEIÇÃO DUARTE