Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com

Grupo de Edição e Estudo de Textos

Equipe Textos Teatrais Censurados

Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.

OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.

Cleise Furtado Mendes, renomada dramaturga, atriz e professora titular aposentada da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nasceu em 24 de agosto de 1948, na cidade do Rio de Janeiro. A partir de 1966, fixou residência em Salvador, onde consolidou sua destacada carreira.

Em 1975, realizou sua estreia como dramaturga no bem sucedido musical "Marilyn Miranda".

Em 2004, conquistou um assento na Academia de Letras da Bahia. Com uma impressionante produção literária, conta com 11 obras publicadas que abrangem diversos gêneros, incluindo contos, poesia, dramaturgia, ensaios críticos-teóricos e até literatura infantil. Ao longo de sua carreira, escreveu e viu encenadas 48 peças teatrais, além de contribuir com variados textos acadêmicos.

Entre suas obras, destacam-se textos censurados, tais como: "Bocas do Inferno", "O Bom Cabrito Berra", "Canção Transitiva", "Cândido e Otimismo", "Castro Alves", "No Galope do Riso", "Improviso", "Lábaro Estrelado", "Labirinto", "Marilyn Miranda", "A Menina que sonhava", "Noivas", "A Terceira Margem" e "Todo Lobo é um Bobo".

CLEISE MENDES