Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com
Grupo de Edição e Estudo de Textos
Equipe Textos Teatrais Censurados
Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.
Cilene Guedes Martins, atriz, professora e diretora, nasceu em Barra de Mendes, no sertão baiano, mas foi em Camaçari que solidificou sua trajetória artística. Faleceu em 29 de novembro de 2018. Em setembro de 1974, ao lado de seu esposo, Alberto Martins, fundou o Teatro Amador de Camaçari (TAC).
CILENE GUEDES MARTINS
Ao longo de mais de 40 anos de brilhante carreira teatral, foram encenados mais de 30 espetáculos, enriquecendo o cenário cultural da região e contribuindo significativamente para a formação de uma geração de talentosos atores.
A "Casa Abrigo Provisório Cilene Guedes Martins" foi um espaço assim batizado em homenagem a essa importante mulher pelo papel que desempenhou na Região Metropolitana de Salvador para desenvolvimento do Projeto de Acolhimento a Mulheres e Filhos Vítimas de Violência Doméstica. Como texto teatral censurado, destaca-se "A Vida de João Malazarte" no Arquivo Textos Teatrais Censurados