Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com

Grupo de Edição e Estudo de Textos

Equipe Textos Teatrais Censurados

Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.

OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.

Antônio Mendes de Oliveira, nasceu em Salvador, em 1948, foi advogado, dramaturgo, ator, diretor, integrante do Movimento Negro Unificado. Dirigiu a Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculo do Estado da Bahia (APATEDEBA), presidiu a Federação Baiana de Teatro Amador (FBTA). Esteve à frente do Grupo de Teatro ARUPEMBA, que movimentou a cena teatral do bairro do Garcia, em Salvador-BA, nas décadas de 1970 e 1980.

Em sua dramaturgia, reunida no ATTC, Antônio Mendes aborda temáticas dissidentes como o racismo, o universo homoafetivo, a história afrodescendente, o etarismo, mas também aborda aspectos da linguagem teatral.

ANTÔNIO MENDES