Equipe Textos Teatrais Censurados - Grupo de Edição e Estudo de Textos
Grupo de pesquisa: Nova Studia Philologica
Instituto de Letras
Universidade Federal da Bahia
Rua Barão de Jeremoabo, nº147 - CEP: 40170-115 - Campus Universitário Ondina Salvador-BA
Contato: ettcilufba@gmail.com

Grupo de Edição e Estudo de Textos

Equipe Textos Teatrais Censurados

Designer elaborado pela bolsista PIBIC/2014 Isabela Pinto, sob orientação da Profa. Dra. Isabela Almeida
Atualizado em setembro 2024 por Maria Clara Moreno, bolsista Fapesb vinculada ao plano de pesquisa "Memórias da escravidão nos textos teatrais censurados: organização do arquivo digital", sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.
Atualizado em junho de 2025 por Kênia Souza dos Anjos, vinculada ao plano de pesquisa "Arquivo textos teatrais censurados: um recurso para a divulgaçã da dramaturgia baiana" sob responsabilidade da Profa. Dra. Isabela Almeida.

OBSERVAÇÃO: A edição das fotografias, presentes nos perfis dos autores, foram realizadas por Maria Clara Moreno.
.

Aninha Franco, dramaturga, escritora e ativista cultural, nasceu em Salvador e formou-se em direito. Exerceu a advocacia por um tempo, mas logo decidiu se dedicar à escrita. É autora dos livros "Brechó" e "48 e 46", além de várias peças de teatro. Também publicou "O teatro na Bahia através da imprensa: século XX".

Como ativista cultural, Aninha Franco comanda e movimenta o cenário das artes no Pelourinho com a República AF, casa de cultura e pensamento. No ATTC, destacam-se os textos das peças teatrais submetidas à Censura: "Capitulação", "D. Maria I, a Louca, em Ritmo de Aventura", "Feio Não Tem Caráter ou Cuidado com Essa Gente de Sua Casa", "O Poder", "Sabará", "A Sarna" e "Os Sete Pecados Captados".

ANINHA FRANCO